Vamos falar um pouco hoje sobre um tema que incomoda muita gente: Cicatrizes.
Quem nunca sofreu um pequeno corte, acidente doméstico, ou algo do tipo, e acabou ficando com um pequena cicatriz que acha ser inestética. Quem nunca precisou fazer alguma intervenção cirúrgica, e que por mais cuidado que tivesse o cirurgião, inevitavelmente acabou ficando a marca da incisão. Sem falar nos casos mais tristes de queimaduras ou outros grandes acidentes como os automobilísticos. Outros ainda que por azar acabou tendo acne (espinhas) um pouco mais intensa na adolescência, e como lembrança desta época ficaram as marcas na face, ombros e costas.
Cicatrizes são marcas na pele, que nos acompanham pela vida toda, mas diferente do que muita gente acredita, EXISTE tratamento. Muitas vezes conseguimos resultados incríveis de completa, ou quase completa resolução. Outras vezes o tratamento não chega a ter estes resultados maravilhosos, porém um coisa é certa: a melhora em relação aos estágios iniciais é quase certa.
Existem diversas classificações das cicatrizes: por região, o que causou, por tamanho, espessura, se é sintomática ou não (coceira, dor ou pinicação), etc.
De acordo com todos estes “parâmetros” e analisando principalmente se ela é atrófica (pele muito fina), hipertrófica (a pele da cicatriz mais grossa que o normal) ou ainda queloidiana (muito mais grossa, e sintomática), analisamos para determinar qual o tipo de tratamento mais indicado ao caso.
Em muitos pacientes, na verdade a maioria das vezes, são realizados vários tratamentos na mesma região de cicatriz, que podem ser simultâneos, ou com algumas semanas de intervalo.
Dispomos de um arsenal incrível de tratamentos nos dias de hoje. Não somos levianos ao afirmar que o tratamento de cicatrizes hoje em dia é bastante facilitado.
Cito aqui algumas possibilidades, somente para ilustrar:
– Laser de CO2 fracionado – Dual Deep
– Laser de CO2 contínuo
– IPL – Intense Pulsed Ligth (Luz Intensa Pulsada – Etherea)
– Preenchimentos (Ácido Hialurônico – Juvederm)
– Infiltração de corticóides
– Pressão externa com malhas e outros dispositivos
– Crioterapia com nitrogênio líquido
– Radiofrequencia mono e bipolar – Hooke
– Clear Peel – peeling de cristais
– Peeling químicos
– Cirurgias
As possibilidades são muitas, e cada dia mais nos especializamos, para oferecer o que existe de melhor e mais recente em termos de tratamento de cicatriz. Frequentando congressos e simpósios do mundo todo, e através de continua atualização científica, sempre com o objetivo de oferecer meios de amenizar o problema de nossos pacientes.
Qualquer dúvida entre em contato.
Um abraço
Comments